As relações entre políticos e empresas num único site

2014-11-03-politicos

O site «Um Ecossistema Político-empresarial» ganhou a categoria Desenho e Movimentos Sociais Bienal Ibero-americana de Design – BID 2014.

As empresas são círculos cujo tamanho varia consoante o número de políticos que empregam; e os políticos são representados como insetos cujos formatos e dimensões variam consoante o número de empresas em que trabalharam – e que também são distinguidos consoante a filiação partidária (laranja para o PSD; rosa para o PS; azul para o CDS-PP; e cinzento para os denominados independentes). Juntos, empresas e políticos protagonizam um animado formigueiro no projeto Um Ecossistema Político-empresarial. E foi esse formigueiro que valeu a distinção, na categoria de Desenho e Movimentos Sociais Bienal Ibero-americana de Design – BID 2014.

O projeto desenvolvido por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) levou ao desenvolvimento de um gráfico animado que permite identificar as relações estabelecidas entre 110 políticos e 350 empresas desde 1975 até 2013.

Para criar o gráfico animado, que já superou as 140 mil visualizações, os investigadores da Universidade de Coimbra procederam à recolha de dados junto de sites oficiais de partidos políticos, entradas da Wikipédia, páginas pessoais dos diferentes políticos, e o documentário Os donos de Portugal, entre outras fontes de informação.

«Em vez de produzir uma narrativa clássica ou gerar um emaranhado de gráficos, contamos a história através de um sistema interativo, recorrendo a metáforas visuais. A informação não é explícita e, por isso, estimula o utilizador a explorar várias possibilidades, a refletir sobre o tema e a tirar as suas próprias conclusões», desecreveu Penousal Machado, coordenador do projeto desenvolvido pelos investigadores Pedro Cruz e Cátia Costa, no comunicado da Universidade de Coimbra.

O prémio ganho pelos investigadores da Universidade de Coimbra só deverá ser entregue na Bienal Ibero-americana de Design que decorre entre os dias 25 e 29 de novembro, em Madrid.

Comentários

comentários