Música de Canuco Zumby e Bernardina foi removida

Música de Canuco Zumby e Bernardina foi removida

A música de Bernardina e Canuco Zumby, “Minha Xuxa”, foi removida do Youtube devido a uma reivindicação de direitos de autor apresentada por Tabanka Djaz. O cantor já explicou o que se passou na sua página do Facebook:

“Boa noite Pessoal.
Como vocês sabem, se um Hit incomoda muita gente, 2 Hit`s incomodam muito mais.
Como já devem ter reparado, o meu VideoClip e da Bernardina da música “Minha Xuxa”, foi removido do Youtube devido a uma reivindicação de direitos de autor efetuada pelo Sr. Luis não sei quê, suposto representante do grupo Tabanka Djaz.
Pelos vistos o Grupo Tabanka Djaz intitula-se autor da música.
A HISTORIA REPETE-SE COMO NA MÚSICA “VIDA LOCA”.
Posto isto, e visto que a maior parte das pessoas não sabe a História da música “Tira a mão da minha Xuxa”, eu paço a explicar.
A música “Tira a mão da minha Xuxa” foi feita pelo Sr. Constâncio Bulawe Ponte Graça, que é Santomense e tinha na altura cerca de 19 anos. A música foi lançada pela Rádio Nacional de São tomé y Principe; gravada pelo chefe de Operadores de Programa: Firmo Bernardo, entre os anos de 1980-1981. Este é o tema Original:

Os Tabanka djaz aprenderam a musica com estudantes santomenses em cuba em meados dos anos 1986, porque um dos elementos da banda estudou em cuba e conviveu com santomenses, e ai se faziam as brincadeira com a musica.
No ano de 1993, Tabanka Djaz apoderaram-se da música e lançaram-na no seu álbum “Indimigo” comercializando-a como sendo eles os autores da música.
ACHO QUE JÁ OUVIMOS FALAR NISTO COM ALGUÉM RELATIVAMENTE À MUSICA “AI SE EU TE PEGO”
No ano 2000, Martinho da Vila fez também uma versão da música “Tira a mão da minha Xuxa”, lançando-a no seu álbum “Lusofonia”.
Eu tive acesso a estas informações porque eu sou filho de um Santomense, que por acaso trabalhava na Radio Nacional de São Tomé y Principe nessa altura e conhece bem a História, tendo actualmente irmãos residentes em São Tomé que me estão a por a par da situação. Estamos a mover esforços para encontrar o verdadeiro Autor da música.
Se alguém souber do seu paradeiro informe por favor.
Já apresentei uma contra notificação face à reivindicação de direitos apresentada pelo grupo Tabanka djaz.
Não o fiz por me sentir autor da música, mas sim pelo facto de eles saberem que não são os autores da música. Nem sequer têm a música publicada na sua pagina oficial do Youtube, sendo que os vídeos que existem sobre a música foram publicados por outras pessoas e estão publicados à anos, e o grupo Tabanka Djaz nunca se preocupou em Denunciar esses vídeos. Porque será? Será inveja por nós, através duma brincadeira termos conseguido fazer com que a música “Tira a mão da minha Xuxa” fosse ouvida em 6 dias por 2 Milhões e 500 Mil pessoas?
Relembro que o nosso objectivo era apenas brincar com uma música dos anos 80 pondo um vídeo no Youtube como fazem todos os dias milhares de pessoas através de diferentes versões e Cover`s.
Para as pessoas que apoiam o nosso trabalho, pedimos desculpa. Teremos que esperar uns dias até que a situação se resolva.
Informo também os Tabanka Djaz que de certeza absoluta que o vídeo vai voltar a ser postado na Internet por imensas pessoas porque o que fizemos tornou-se um VÍRUS, e um VÍRUS não se elimina assim tão facilmente.”

Comentários

comentários