O mistério do rio que ficou vermelho subitamente

O mistério do rio que ficou vermelho subitamente

russia-rio_770x433_acf_cropped
As autoridades russas estão a investigar as causas da mudança de cor, e a avaliar possíveis impactos ambientais. Uma das hipóteses avançadas pelas autoridades é a poluição por uma empresa próxima.
O rio Daldykan, situado na Sibéria, na Rússia, ficou misteriosamente vermelho esta terça-feira, e está a ser comparado a um grande rio de sangue. Os habitantes da zona publicaram inúmeras fotografias nas redes sociais que dão conta desta mudança repentina da cor da água do rio.

As autoridades russas ainda estão a investigar as causas da mudança de cor, e a avaliar possíveis impactos ambientais. Uma das hipóteses avançadas pelo Ministério dos Recursos Naturais da Rússia para a “poluição por um químico não identificado” é a existência de um mineroduto da MMC Norilsk Nickel, uma empresa russa de extração de níquel que tem uma instalação junto àquele rio.
A empresa já veio negar que a poluição tenha sido causada por uma descarga acidental dos seus compostos químicos, mas está neste momento a monitorizar o estado do ambiente na zona envolvente do rio, refere o comunicado do Ministério dos Recursos Naturais. O ministro Sergey Donskoy garante que já está a tratar da situação pessoalmente.

De acordo com a CNN, o rio não está ligado à rede pública de abastecimento, pelo que não há perigos imediatos para a saúde dos residentes de Norilsk, uma cidade situada na zona gelada do norte da Rússia.
Norilsk está junto às maiores reservas mundiais de níquel, cobre e paládio, pelo que atrai muitas empresas de exploração mineira.

Comentários

comentários