Portugal a um passo de ficar rico.

Pois é, Portugal está mesmo a um passo de ficar rico. Já não é só o turismo que está a colocar o nosso país nas bocas do mundo, para além das praias, da boa comida, do bom vinho e das magníficas cidades, Portugal poderá ter descoberto uma nova “GALINHA DOS OVOS DE OURO”.

Lítio é o nome que cheira a dinheiro, mesmo muito dinheiro. Tudo porque Portugal é já o 5 maior produtor do mundo. O mercado do Lítio em 2010 valia 11 mil milhões de dólares cerca de 8 mil milhões de euros, mas já em 2020, o valor vai disparar para uns impressionantes 43 mil milhões de dólares aproximadamente 31 mil milhões de euros.

Segundo um estudo divulgado pela empresa de consultoria MarketResearch, a procura lítio para o fabrico de baterias de iões de lítio para os automóveis vai quadruplicar nos próximos 10 anos.

Vários analistas do setor extrativo confirmaram ao Expresso que Portugal terá um papel importantíssimo no mercado do lítio visto já ser o 5º produtor mundial.

Não só para as baterias dos carros que o lítio tem serventia, também no fabrico de telemóveis, na indústria farmacêutica e muito provavelmente terá cada vez mais utilização na indústria aeroespacial não esquecendo claro está a área militar.

O maior produtor nacional de Lítio já estará a ser contactado por muitas empresas da indústria das baterias para carros elétricos, de forma a se criar uma mega fundição segundo avança o jornal Expresso.

Esperemos que tudo isto seja verdade e a classe politica não se aproveite para fazer tudo, excepto salvaguardar o superior interesse do povo português.

Comentários

comentários

shares