Sabes qual o peso ideal para a tua altura? Será que estás dentro dele? É importante saberes!

Desta simples forma, vais descobrir se estás com o peso ideal para a tua altura, ou qual seria o peso ideal para ti. Para descobrir com precisão o quanto estás acima do peso ideal, é preciso calcular o Índice de Massa Corporal.

O IMC é um padrão estabelecido pela Organização Mundial de Saúde que indica se seus níveis de gordura e peso estão dentro do recomendado. Quando o índice está acima do indicado, o risco de desenvolver vários males, como diabetes e problemas cardíacos, são maiores.

Porém, quem tem o IMC abaixo do recomendável, também não está em segurança, já que pode desenvolver doenças relacionadas à subnutrição e carência de minerais. O importante é observar o quanto você está distante da meta e buscar soluções para se aproximar dela. Veja a seguir como calcular o índice.

Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela sua altura ao quadrado (em metros). O resultado deve ser comparado aos valores da tabela, para descobrir se estás abaixo, no peso ideal ou acima dele.

Vê em qual destes se encaixa o teu valor, para descobrires:

Abaixo de 18,5 = abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 = peso ideal
Entre 25,0 e 29,9 = sobrepeso
Entre 30,0 e 34,9 = obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 = obesidade grau II
Entre 40 e acima = obesidade grau III

Descrição

  • IMC 18.5 a 24.4 kg/m² – Normal: Seu peso está dentro da faixa considerada, no entanto, para algumas pessoas já há acúmulo de gordura na região interna do abdómen. Circunferência da cintura maior de 80cm em mulheres e maior de 94cm em homens podem indicar excesso de gordura. O recomendado é um planeamento alimentar saudável e a prática regular de atividades físicas.
  • IMC entre 24.5 a 29.9 – Pré-Obesidade: Seu peso já pode representar um risco considerável à sua saúde. Se você também tem pressão alta, diabetes ou aumento de colesterol, precisa buscar acompanhamento médico. Nunca utilize medicamentos sem a indicação de um profissional, e lembre-se de que é muito importante um planeamento alimentar e a prática de atividades físicas.
  • IMC entre 30.0 a 34.9 kg/m² – Obesidade classe I: Seu peso causa risco aumentado para várias doenças, incluindo diabetes, hipertensão arterial, enfarto do miocárdio e diversos tipos de câncer. Sua obesidade, por si só, já é considerada uma doença e necessita ser tratada com remédios. Procure seu médico para uma orientação adequada.
  • IMC entre 35.0 a 39.9 kg/m² – Obesidade classe II: Seu peso causa risco aumentado para várias doenças e tipos de câncer. Sua obesidade precisa ser tratada. Procure orientação médica.
  • IMC de 40 ou mais kg/m² – Obesidade classe III: Esta categoria engloba todas as pessoas com mais de 40 kg/m2, muitas vezes, com obesidade mórbida. Procure orientação médica.

Descrição de como é efectuado o cálculo pela tabela:

Por exemplo, se pesas 60Kg e medes 1,67m, deves utilizar a seguinte fórmula para calcular o IMC:

IMC = 60 ÷ 1,67²
IMC = 60 ÷ 2,78
IMC = 21,5

Consulte um especialista para saber se há algum problema com sua saúde, ou se o peso abaixo do normal pode estar de alguma forma ameaçando sua saúde.

Partilhe com seus amigos, é sempre bom saber!

Comentários

comentários